sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dos fracassos

Diante de uma situação inusitada como a de hoje, e que não convém falar, explicar ou remoer, só quero falar sobre fracassos.

Alguém hoje se vangloriou por somente uma vez na vida ter fracassado.

Eu, porém, nunca omiti meus fracassos. Ou que muitas e muitas vezes fracassei.
Eu fracassei. Sim, e quantas e quantas vezes.
Infinitas até.
E não me arrependo disso. E não me envergonho disso.
Fracassei sim, e aliás, tenho orgulho de dizer que a cada fracasso e a cada tropeço algo de bom eu consegui aprender.
Sofri, sim, e como! E ainda sofro, e ainda sofrerei até que eu deixe de viver.
Fracassarei mais vezes? Provavelmente, afinal de contas, como é que eu posso saber do meu futuro?
Mas do meu passado eu sei.
Eu sei o que eu fiz e o que deixei de fazer.
E eu sei o arrependimento que eu sinto pelas coisas erradas que eu fiz. E muito maior é o arrependimento por tudo que deixei de fazer.
Mas assim é a vida, perdas e ganhos, sempre será.
Não se pode só ganhar nessa vida.
E eu sei disso, e não me escondo disso só por acreditar que o capitalismo um dia vai ruir e a situação de ganhos será diferente.
Fracassos, dos tantos que já tive, nenhum deles me fez tão tão mal que eu não pudesse erguer minha cabeça e continuar.
Em alguns casos isso foi rápido, em outros demorou alguns dias, semanas, meses, mas nenhum, nenhum foi eterno.
Eterno mesmo só acredito que seja Deus, e a existência da alma.
Aprendi com meus fracassos que sempre haverá um dia depois do outro. Que depois de tempestades sempre virá um arco-íris. As tempestades poderão durar muito, serem quase infinitas, mas nunca serão. E os arco-íris poderão ser até mais efêmeros do que deveriam ser, mas asinda assim, eles estarão lá depois. Depois que tudo passar.
Tudo passa nesta vida. A própria vida passa. O tempo passa diante de nossos olhos e muitas vezes nem conseguimos perceber.
O tempo dirá se os fracassos foram bons ou ruins para o seu aprendizado, se você aprendeu mais ou se aprendeu menos do que deveria ter aprendido por passar por isso.
Eu só sei que não preciso dizer a todos que nunca fracassei para que eu possa dar alguma lição de moral ou principalmente humilhar os outros.
Não. Não quero dar lições de moral a ninguém. Não me sinto capaz disso, sou uma eterna aprendiz, quem quiser aprender lições, que venha comigo e aprenderemos juntos.
Na questão da humilhação dos outros, eu espero, de todo o meu coração, que eu nunca, jamais e em tempo algum faça algo como isso.
Eu sei que sou teimosa e orgulhosa e sei também que esses predicados tão estúpidos poderão me fazer cair em algo desse tipo.
E é por isso, exatamente por isso, que eu sigo minha vida tentando ser uma pessoa melhor, fracassando muito e vencendo de vez em quando, sofrendo, chorando, mas principalmente, aprendendo com cada erro que eu cometo para que eu possa não cometê-los de novo.
E antes de acabar, ainda falo mais algumas coisas sobre outra frase que essa pessoa que diz nunca ter fracassado falou também. A lei do retorno. Diz-se que tudo que nós fazemos retorna para nós multiplicado por dois, seja para o bem, seja para o mal.
Pois bem.
Eu posso ser a pessoa mais errada do mundo ao admitir o quão fracassada eu fui e sou, mas eu sei que eu não busco o mal de ninguém.
Muito pelo contrário.
Aqueles que me fazem mal, que me fizeram mal e que não são dignos de muita coisa, são pessoas a quem eu não desejo mal. Desejo apenas que a vida por si só possa ensiná-los. A vida já é cruel, já é composta de dor e sofrimento. Não somos ninguém para agregar mal, dor e sofrimento à vida.
Eu sei que nunca falei muuuito sobre religião aqui, mas talvez pelo fato de ser católica, eu acredito muito no juízo final, e na justiça divina. E com isso, eu sei que pessoas que agem para um mal não poderão sair ilesas de um julgamento de Deus.
Por não querer ou esperar o mal de ninguém, deixo aqui então as minhas reflexões através de dois excertos dessa pessoa que, embora seja bem mais velha que eu na idade, infelizmente ainda vai precisar aprender que fracassar é humano e não é vergonhoso, vai precisar aprender que a lei do retorno pode até existir, mas que continuar humilhando as pessoas não é um exemplo extremamente claro de compreensão dessa lei.
Ninguém tem o direito de humilhar ninguém.
Ninguém consegue passar nessa vida sem fracassar.
Ninguém consegue viver sem sofrer, e se ao contrário de fazer alguém sofrer, você puder ajudar esse alguém para amenizar o seu sofrimento, não deixe de fazer isso.
Por hoje é só, pessoal, um bom dia pra todos vocês.

Nenhum comentário: