quarta-feira, 27 de maio de 2009

Da Crise

Muita gente ainda vive especulando sobre a crise.
E em especular, eu coloco como falar mais do que se sabe, fazer previsões sem realmente estudar e fazê-la de modo correto, virar um "achômetro" e por fim, deixar na desculpa de que "ah, o futuro a Deus pertence".
Pois bem. O futuro pode pertencer a Ele, sim, mas isso não significa muita coisa para os economistas (e nessa eu me inculo, já que estou estudando para ser uma), afinal, quem é um economista sabe que faz parte primordial de sua profissão a difícil arte de "prever".
Fazemos previsões acerca de taxas de juros, crescimento de PIB, taxas de retorno de ações e o que quer que queriam vocês saber.
E com esse negócio de crise, é a mesma coisa.
Querem saber quando vai acabar essa crise?
Pra mim, ainda vai demorar um bocado, já que eu ainda acho que tem vários Ninjas por aí que ainda fazem o mercado financeiro ter cada vez mais aquele mundo de lixo tóxico que abalou o mundo desde o estopim da crise até agora.
Ainda acho que os bancos devem ser estatizados, ou que pelo menos exista uma certa regulação para que o mercado financeiro seja constituído de ativos que realmente são o que mostram ser.
Ainda acho que o dólar vai afundar, e com isso, muita coisa vai mudar no cenário internacional. A dona China já está diversificando a sua riqueza comprando commodities, e com isso o Brasil está se deliciando, mas veja, é por pouco tempo.
Uma nova moeda vai surgir para tomar conta do dólar?
Não sei... Acho muito ruim virarmos reféns de uma única moeda que seja aceita internacionalmente para fazer transações correntes, exportar, importar... Confesso que sempre achei que fosse o Euro a fazer isso, mas desde que comecei a estudar Keynes, Marx e esses gênios todos que eu tenho estudado, virei uma partidára de que se deva existir então uma Cesta de moedas que possam reger a economia mundial.
É bem melhor. Não vamos depender da maquininha rodar lá nos Estados Unidos, muito menos se eles resolverem deixar a taxa de juros real a zero.
Não devemos ficar a mercê da política monetária e econômica aplicada lá no país do Tio Sam. Não é o que se pode chamar de justo.
Só que justiça não é bem com os economistas, não é mesmo?
Pensem então em todas as famílçias que perderam suas casas e todos os seus bens e estão na rua, sem emprego e sem nenhuma garantia de futuro, só por que existem pessoas que fazem dinheiro a partir de dinheiro.
A situação D-D' já foi muito criticada por pessoas infinitamente mais inteligentes que eu e que souberam expor seus argumentos melhor do que eu jamais irei fazer.
Mas é nessa questão que eu entrei. Não dá simplesmente para aceitar que exista gente que faça sua vida a partir de um mercado financeiro que não tem regras.
A produção pelo menos gera produtos e emprego e coisas que são feitas para o desenvolvimento da população.
E o risco, se comparado ao ativo que tem como lastro o que um NINJA tem a oferecer, conhvenhamos, é bem menor.

PS: Quanto ao empréstimo a pessoas com menos renda, que foi basicamente o Prêmio Nobel não sei quanto tempo atrás, a gente discute outro dia.
PS2: Quanto às bolsas e o que prever delas, vamos ver isso logo logo, vide o câmbio dólar-real que caiu para 1,99 agorinha mesmo.

Nenhum comentário: