terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia Santo

Hoje é o dia de nossa senhora Aparecida, 12 de outubro, como vocês já sabem.
Pois bem, a padroeira do Brasil, a que proporciona milagres, e curas e muitas graças.
Feliz dia de nossa Senhora Aparecida!

Pois bem, ddia 12 de outubro, ainda assim, pra mim tem também outro significado.
Dia de nossa senhora do Pilar.
A padroeira da Espanha, a qque recebe muitos e muitos cravos em sua homenagem hoje, várias festas nas cidades (principalmente aragonesas), mas que também proporciona milagres, curas e muitas graças. Tendo seu milagre canônico o chamado "Milagro de Calanda". É, o milagre da cidade de meu pai.
Feliz dia de nossa senhora do Pilar!

Dia santo, dia em que meu pai acordaria cedo pra ver se na TVE passariam alguma coisa de Zaragoza (cidade onde está a basilica em homenagem a nossa senhora do Pilar) e que poderíamos conversar, ele me mandaria estudaar, comeríamos juntos, descansaríamos na sala e provavelmente ligaríamos para a Espanha felicitando o dia do santo de metade da família qque tem Pilar em alguma parte do nome.
Mas este dia santo não foi assim.
E eu ainda estou revoltada o suficiente para achar que elas, as duas, poderiam ter sido solícitas ou ainda assim, simplesmente interventoras para um pequeno milagre e para que continuássemos a ter este dia santo, do jeito que era, repetido por mais alguns anos... E o pior de tudo, é que sim, eu sei que isso é errado. Que não devo pensar assim. Que é um martírio, principalmente a meu pai, que eu mantenha esta postura.
Mas, sinceramente, é muito muito difícil tentar mudar este pensamento. Talvez seja porque o sentimento da perda ainda esteja aqui. Sempre aqui. Sempre sentindo falta dele.
Acho que devo um pedido de desculpas. E peço, então, desculpe-me.

Nenhum comentário: